top of page

Qual Empresário(a) não Gostaria de Ter uma Carga Tributária Menor na Receita da Empresa?

Um sonho não? Pois saiba que, mesmo com a carga tributária praticada no Brasil, é possível trazer reduções para o orçamento, sem deixar de atender leis e regulamentações.


Mas, atender aos parâmetros legais, equilibrando os pagamentos de despesas e tributos, não costuma ser uma tarefa simples.

Por isso é tão importante ter um plano para a gestão tributária na empresa.


O planejamento tributário, mais do que aliviar o impacto dos tributos, é um fator fundamental para garantir a sustentabilidade e o futuro do seu empreendimento.


O Prof. Pedro Assis, que é especialista em contabilidade e controladoria empresarial, traz 3 dicas que podem lhe render excelentes resultados:


1. Escolher o regime tributário adequado para o porte da empresa

O gestor deve analisar bem os fatores que influenciam no panorama financeiro e escolher o melhor regime para o seu negócio, seja ele Microempreendedor Individual (MEI), Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real.

Cada regime de tributação tem suas próprias particularidades, assim como cada atividade empresarial.


2. Diminuir o valor do Pró-labore

Esse é um ponto importante: À medida que a empresa tem aumento da entrada de receita, há uma tendência em elevar os valores do Pró-labore. Mas uma alta retirada mensal significa uma alta alíquota do imposto de renda! Se você retirar R$ 10 mil, por exemplo, terá que pagar aproximadamente 40% em INSS e IR.

Uma saída inteligente é diminuir o valor do seu pró-labore e distribuir o restante sob forma de lucro, que até o momento não é tributado.


3. Subdividir a empresa

Repense a sua atividade empresarial, avaliando a possibilidade de subdividir a empresa, Se a sua empresa possui mais de uma forma de atuação (produtos e serviços) pode valer mais a pena repensar sua atividade empresarial, subdividindo a empresa. Assim você escolhe enquadramentos tributários diferentes para cada uma delas, reduzindo custos.


Interessante não é? São mudanças que quando implementadas podem ser percentualmente medidas. Pense nisso!


-------------------------------------------------------------------------------------------------

O Prof. Pedro Assis é um dos formadores do Programa de Formação e Desenvolvimento de Gestores da MGN. Essas são apenas algumas das muitas ações que uma empresa pode ter para melhorar seu desempenho financeiro e que são parte do assunto abordado no nosso curso.

bottom of page